Você se lembra de quando uma pessoa rica, famosa, bem-sucedida profissionalmente era considerada alguém de sucesso? Pois é… Felizmente, esse tempo já se foi. O conceito de sucesso mudou muito.
Sucesso neste novo milênio, tem um significado bem diferente daquele que lhe dávamos no passado recentemente. A pessoa de sucesso não é mais a que possui uma conta milionária no banco mas não tem tempo de manter uma atividade física regular ou desfrutar do convívio da família. Ou aquela que usa a desapego dos valores materiais para esconder sua falta de garra e disposição. Essa, em vez de lutar por seus objetivos, de construir aquilo que outros conseguiram, nutre inveja e ódio inconscientes de quem pode usufruir, com bom senso, os frutos do próprio trabalho.
Há também aqueles que tem garra e força de vontade, mas que, sem objetivos bem definidos, lutam de maneira exagerada e se cansam para conquistar coisas que acabam por não lhes trazer prazer.
Ter sucesso é estar em harmonia em todas as esferas da existência. É perseguir com objetividade as metas propostas. E sem perder o equilíbrio, pois a saúde é o bem-estar biopsicosocioespiritual.
Dr. Artur Zular
Desse modo são incapazes de desfrutar do bem-estar e da felicidade que a vitória pode acarretar.
Outra situação é aquela em que o indivíduo sabe o que quer e tem capacidade para chegar a seu objetivo, mas não prioriza as metas de maneira adequada e faz coisas certas em momentos errados, comprometendo o resultado global de sua atuação. Existem também aqueles que dão exagerado valor à estética pessoal e esquecem dos valores espirituais, das riquezas das relações saudáveis e da preocupação com necessidades culturais e sociais, fundamentais ao indivíduo neste século.
Como se vê, sucesso, hoje, é um novo paradigma.
É uma situação que se deve ser vista sob um novo olhar, a ser treinado de maneira adequada. Este livro pretende contribuir com esse novo jeito de ser e de sentir.
O que é ser uma pessoa de sucesso?
Sucesso de verdade não é ter dinheiro e estar bem profissionalmente. De que adiantam essas coisas se não vai viver para desfruta-las ou se não terá saúde e energia para aproveitar as conquistas? De que adianta o executivo chegar aos 45 anos no topo da carreira, com uma polpuda conta bancária, e ter morte súbita por causa cardíaca, sofrer um infarto e ter sua vida reduzida a uma cama ou entrar na fila para um transplante de coração?
Ter sucesso é estar em harmonia em todas as esferas da existência. É perseguir com objetividade as metas propostas. E sem perder o equilíbrio, pois a saúde é o bem-estar biopsicosocioespiritual (físico, psicológico, social e espiritual). Estar muito bem em uma área, em detrimento de outra, demonstra uma dissipação de energia, um desequilíbrio que pode custar muito caro.
É importante entender esses conceitos em qualquer idade ou em qualquer etapa da vida, pois nunca é tarde para mudar o que não está correto.
Trecho do livro “Sucesso sem Stress”.
Dr. Artur Zular